sábado, 5 de outubro de 2013

Porto - Odradek (2013, s/g, Brasil)

























No conto “As preocupações de um pai de família”, Kafka descreve Odradek, um estranho mecanismo semelhante a um carretel de linha em forma estrela, entre outros detalhes. Trata-se, portanto, não de uma abstração, mas de uma descrição das características de um objeto que, segundo o autor, não seria estudado se não existisse. Não se sabe ao certo sua finalidade, e Kafka conclui a descrição material do objeto com uma definição parcial: se já teve alguma função, Odradek parece, neste exato momento, quebrado. No conto, é justamente a partir do momento em que se aparenta a uma máquina quebrada (ou a uma criança), que Odradek começa a falar: “domicílio incerto”, e ri “um riso sem pulmões”.

Haveria um paralelo entre a forma de Odradek, o disco, e Odradek, o objeto literário? Odradek possui uma forma material, embora desprovida de função; num segundo momento, toma a forma de um indivíduo falante. Sua saúde é debilitada, seu silêncio, persistente. Mas quando toma a palavra, parte velozmente do balbucio para a ironia. E cala-se novamente. Domicílio incerto, isto é, Odradek foge aos códigos da matéria, do tempo, da cultura. Odradek é o monolito de Kubrick e é mais que isso. Odradek é um depósito de problematizações, espelho da cultura e seu efeito reverso, o devir-objeto do homem, mas também o devir-humano do objeto. Odradek não serve para nada e opera sobre tudo, não representa nada e abrange simultaneamente toda a babel de coisas.

Não que Odradek, o disco, seja radicalmente fugidio e dissimulado em sua proposta estética, o que ampliaria ainda mais a conexão com a presença de Odradek, o signo. Não é. Trata-se de um empreendimento no território da música instrumental brasileira contemporânea, fortemente influenciado pelas harmonias “clássicas” do progressivo inglês (King Crimson, Genesis), pelo rock instrumental anglo-americano (Mogwai, Tortoise), pela discursividade abstrata do jazz contemporâneo (o de Chicago, sobretudo) e por tantas outras referências, como é de praxe na música de hoje.

No entanto, ao atravessar cada uma de suas oito faixas, o ouvinte irá se deparar com um ziguezague de possibilidades, mudanças de rota, movimentos bruscos, minúcias, pistas, frestas e arestas. Assim, a aparência de Odradek, o disco, tal como o personagem de Kafka, é ambígua: consegue, através da familiaridade, circunscrever um universo próprio que não se deixa sequestrar pelos códigos do rock, do jazz e de outros gêneros.



Não recorro a uma argumentação meramente retórica. A melodia-tema e os arroubos free de “Capetinja” introduzem o ouvinte em um desses universos. As várias sessões de “Mesmo que os amantes se percam, continuará o amor” surpreendem: desde a introdução dos vibrafones com efeitos variados, efeitos a meio caminho da surf music, até o crescendo noise desaguar em um groove estranho. “As estrelas não são para os homens” e “Tao Zero” exploram tensões entre elementos melódicos e ruídos eletrônicos, enquanto “A Morte Perderá seu Domínio” se encontra a meio passo do terror e do delírio: o terror a cargo dos intervalos sombrios executados pela guitarra estridente, o delírio em função de uma percussão caótica composta por vidros, sinos, e demais objetos de sonoridade aguda, que se alonga por mais de dois minutos. “Dezessete nós” se parece como uma moda de viola ou uma seresta digital, enquanto a inusitada “Remédio para Melancolia” é um glitter-rock polifônico. A dupla consegue a proeza de aliar o punch instrumental com a consistência plural das composições. Se abordamos as melodias, pode-se dizer que Richard Ribeiro é, precisamente, um melodista. Se prestamos a atenção à instrumentação, antes do rigor técnico, ressalta-se a precisão do propósito de ambos os integrantes. 

Essa movimentação intensa, dentro e entre as composições, testemunha a versatilidade do Porto. Richard Ribeiro e Regis Damasceno se multiplicam em overdubs e execuções simultâneas: Richard toca bateria, percussão, vibrafone e eletrônicos, enquanto Damasceno preenche os espaços com sua guitarra. “A quarta hora”, única parceria do disco, encerra Odradek reafirmando o equilíbrio entre a melodia e o ruído dentro do qual a dupla conseguiu obter diversidade. Com essa artilharia, criam um universo em cada faixa (cf. a entrevista). Daí uma possível comparação com o mito Odradek: qualquer que seja sua significação, é estritamente necessário que o intérprete aposte todas as fichas em sua própria resposta. 

Bernardo Oliveira

Nenhum comentário: